HISTÓRIA

A Coprossel foi fundada no dia 11/09/1991, com 20 sócios fundadores, dando inicio ás suas atividades na mesma data. Na época eram seis funcionários, tendo como primeiro presidente o Sr. Paulo Pinto de Oliveira Filho.

Houve a admissão de novos associados nos anos seguintes, proporcionando aumento no recebimento de grãos e fornecimento de insumos, otimizando assim, nossas estruturas de recebimento, beneficiamento e Recursos Humanos na época.

Sua capacidade instalada de armazenamento é de 43.1 mil toneladas, distribuídas nas unidades de Laranjeiras do Sul, Rio bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras, sendo duas unidades em Laranjeiras do Sul. A cooperativa conta ainda com uma unidade de beneficiamento de sementes- UBS com capacidade de produzir 50 mil sacas de soja, 35 mil de trigo e 10 mil sacas de feijão.

A cooperativa Coprossel nesse período de atuação tornou-se essencial ao desenvolvimento da agricultura regional. Além de atender seu quadro social com assistência técnica, fornecimentos e insumos e comercialização da produção a cooperativa desenvolve a difusão de tecnologia nas culturas da soja, feijão, trigo e triticale em parceria com a Embrapa- Soja, Embrapa - trigo, Fundação Meridional e IAPAR.

PARCEIROS

A Coprossel mantém parcerias com diversas empresas para difusão de tecnologia das culturas de soja, feijão, trigo e triticale. O objetivo é difundir entre agricultores as novas cultivares, bem como sua adaptação e manejo. Os parceiros produzem a semente básica que é adquirida pela Coprossel. A cooperativa fornece aos produtores as sementes que são plantadas pela primeira vez para serem multiplicadas. Essa semente passa a ser vendida em grande escala para os produtores não só da região, mas de outros estados vizinhos.

PESQUISA

A Coprossel é uma das mantenedoras da Fundação Meridional de apoio à pesquisa Agropecuária que atua na área de pesquisa de sementes e licenciamento juntamente com a Embrapa e Iapar, distribuindo material para reprodução como posicionamento de mercado. As sementes são produzidas dentro de rígidos critérios técnicos e agronômicos, onde são utilizadas por agricultores, do Paraná e outros estados. Esta atividade traz um ganho adicional tanto para os associados como para a cooperativa, uma vez que agrega maior valor aos produtos primários colhidos pelos associados.


ÁREA DE ATUAÇÃO

A cooperativa atua em Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Marquinho, Virmond, Porto Barreiro e Cantagalo.

     
Av. Santos Dumont, 5235 - Laranjeiras do Sul - PR, 85303-140
Fone: (42) 3635-2519 
Email: coprossel@coprossel.com.br