Coprossel

NOTÍCIAS

Ferrugem asiática - Aumenta a presença de esporos em coletores no Paraná
A- | A+

Com 250 coletores em todo o PR, o Alerta Ferrugem confirmou vários casos de  presença de esporos em coletores nos últimos dias, somando um total de 42 confirmações até o momento.

Confira os locais com esporos acessando o site www.geoemater.pr.gov.br.

Destaca-se que o aparecimento não é generalizado em todas as regiões do estado e  continuamos sem sintomas da doença nas plantas nos talhões monitorados, o que demonstra que não temos uma situação de epidemia. O coletor de esporos é mais uma ferramenta de apoio no manejo da doença, cuja informação não deve ser utilizada de forma isolada para tomada de decisão no manejo da doença, dada a sua agressividade e potencial de redução de produtividade. Além do coletor, deve-se observar sintomas em folhas, estádio da cultura e condições ambientais. É importante que agricultores e técnicos intensifiquem as vistorias das lavouras de soja, visando identificar sintomas em lavouras comerciais, bem como acessar semanalmente o site Alerta Ferrugem,  acompanhando o desenvolvimento da doença nos municípios e regiões do PR. 

Quando do uso de fungicidas, importante observar a eficiência dos mesmos, conforme os ensaios do Consórcio Antiferrugem, disponível em http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/199522/1/CT-148-OL.pdf.

É importante que os agricultores procurem o técnico para tomar a decisão sobre o momento da primeira aplicação.

Fonte: Notícias agrícolas

Postado em: 23/12/2019 às 09:55
247 visitas
     
Av. Santos Dumont, 5235 - Laranjeiras do Sul - PR, 85303-140
Fone: (42) 3635-2519 
Email: coprossel@coprossel.com.br